Dicas para aprender a combinar carpete com o sofá

20 Fev 2012
Categorias: Carpete

Combinação de móvel e carpete precisa ser harmônica

Contemporâneo, vintage, arrojado. Seja qual for o seu estilo, há sempre como combinar carpetes com sofá. Veja alguns exemplos.

Na hora de decorar sua casa ou escritório, é bom levar em conta alguns cuidados antes de se apaixonar pelo primeiro modelo de carpete da vitrine e levá-lo para casa.  O arquiteto Roberto Negrete alerta “Dois pontos são essenciais: o espaço disponível para instalar a peça e o conforto que ela deve oferecer”.

Carpete

Ambientes neutros usam combinação de móveis e carpetes em tons pasteis.

Se a função do carpete e do sofá for unicamente receber pessoas, dá para escolher revestimentos elegantes e de impacto. Já para ambientes como sala de estar, que contenham aparelhos de TV e home theater, resistência, conforto e facilidade de limpeza são essenciais. É o que recomenda a arquiteta Regina Adorno.

O carpete é um dos itens mais importantes da composição de um ambiente e deve ser escolhido por ultimo para que ele orne com os outros objetos da decoração, inclusive o sofá. A arquiteta paulista Priscila Baliú ainda complementa: “O modelo tem que fazer o link entre todas as peças do ambiente”.

Carpete

Carpete e sofá: eles precisam estar em harmonia.

Quando o assunto for a cor do carpete, tente pensar no espaço em geral. Um estudo de cores pode ajudar na hora de escolher.  A cor laranja, por exemplo, esta ligada à idéia de vitalidade, energia e alegria. Para quem é mais básico, uma saída é optar pela cor neutra. Geralmente em tons pasteis, elas são muito usados por quem não quer errar, pois combinam com qualquer ambiente.

Na hora de combinar o carpete com o sofá, o mais importante é que a combinação traga o efeito estético e o conforto pretendido ao ambiente e as pessoas que vão utilizá-los.