O carpete e seus mitos

17 Feb 2012
Categorias: Carpete

Carpete retém sujeira? Ele causa problemas na saúde? Alguns mitos sobre o carpete que não são verdade.

Há anos no mercado, o carpete ainda tem diversos mitos a seu respeito. Ele causa problemas de saúde, retém sujeira? Vamos entender.

Um dos mais preocupantes é saber se o carpete realmente faz mal a saúde. O site Ame Seu Tapete explica que bactérias e fungos existem apenas onde a umidade e a sujeira agem em conjunto, aliadas aos precários hábitos de higiene e manutenção.

O desenvolvimento das bactérias em carpetes pode ocorrer em qualquer superfície se a manutenção não for feita corretamente. É importante evitar umidade, como em áreas de vidros e janelas, e com pias e torneiras por perto.

Um estudo conduzido pelo instituto Host/Racine Indústrias na Florida comentou os problemas causados por umidade: “a umidade permite que bactérias se desenvolvam liberando milhões de esporos no ar”. A pesquisa afirma que fungos e bactérias não estão ligados a uma superfície particular, como o carpete.

carpete

Carpete não traz riscos à saúde, mas precisa de higiene em dia.

Já sabemos que o carpete só retém sujeira se o seu proprietário não fizer a higiene correta. Mas e quanto aos problemas de saúde? Carpetes trazem doenças?

O carpete retém, de maneira firme, substâncias alergenas, e como resultado, impede que as bacterias fiquem em suspensão no ar.

De acordo com um texto publicado no artigo acadêmico “Carpetes e Alergenos em Suspensão, Uma Literatura Revista”, sujeiras e bactérias retidas no carpete podem ser removidos através de aspiração, renovando as propriedades de filtro do carpete e permitindo que mais material seja removido do ar. O ideal é que ele seja aspirado 1 a 2 vezes por semana.

Para sua família e empresa ficarem com um ambiente limpo e sem riscos à saúde, basta tomar os cuidados necessários e manter a higiene do carpete em ordem.