Conheça a história dos carpetes

13 Feb 2012
Categorias: Carpete

Carpete surgiu na Sibéria e era usado em cultos religiosos.

Carpetes são comuns nos mais diferentes ambientes, uma vez que não proporcionam exclusivamente prazer estético, mas também comodidade, bom gosto e praticidade.

Mas de onde eles surgiram? O carpete mais remoto (ainda em formato de tapete) foi descoberto na Sibéria, com 2.500 anos de fabricação. As tribos nômades empregavam a tapeçaria como um meio de comércio para sobreviver. Na época, usava-se a lã que vinha dos carneiros e das cabras e assim se abrigavam das mudanças climáticas.

 

Os carpetes tiveram também uma importante participação na tradição árabe, onde sempre marcou presença em suas histórias como item essencial em cultos religiosos.

carpete

Carpete era objeto decorativo e hoje é um dos itens mais usados em decorações.

Com a costumização, o carpete ganhou status de obra de arte e na maioria das vezes era dado de presente pelos califas daquele período, se tornando objeto de decoração.

 

Naquela época, a produção dos tapetes era realizada utilizando teares manuais, até passarem por diversas evoluções e chegarem ao moderno Sistema Tufting, que é utilizado até o presente.

 

Os carpetes se tornaram rapidamente populares em todo o mundo por oferecerem isolamento acústico, flexibilidade e facilidade na limpeza.

 

Hoje, usar carpetes é investir em um ambiente confortável e seguro, além de ter um item elegante e charmoso.