Pisos Laminados x Cerâmicas

23 Jan 2012
Categorias: Piso Laminado

Existem muitos tipos de revestimentos no mercado. Os mais encontrados nas residências brasileiras e áreas comerciais são as cerâmicas e os pisos laminados.

De acordo com o InMetro, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de revestimento cerâmico (ficando atrás apenas de China, Itália e Espanha) e é o terceiro maior exportador mundial.

Devido à grande quantidade de produtores de cerâmicas no país, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica, ANFACER, adverte que dentro do setor existe a concorrência desleal provocada por produtos de baixa qualidade, “resultantes de processos de fabricação deficientes, principalmente no que diz respeito à etapa de queima, muito importante para definição das características do revestimento”.

Segundo a Associação, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, certos fabricantes reduzem o tempo de permanência do material no forno, o que gera cerâmicas de qualidade inferior.

Os consumidores então são atraídos por esses produtos, pois são comercializados por um preço mais baixo. Por isso a arquiteta Dione Garros afirma que é bom consultar um bom profissional que conheça as marcas. “O cliente pode pedir uma consultoria, por exemplo, que se paga por hora, e o arquiteto ajuda a escolher os materiais”, esclarece a arquiteta.

Entenda mais sobre as cerâmicas e pisos laminados.

Na hora da escolha do piso, o auxílio de um profissional é muito importante.

 

Por outro lado, os pisos laminados apresentam um ótimo custo x benefício na hora da reforma. Não necessitam de argamassa, cimento e rejuntes para as instalações e podem ser colocados diretamente em cima do antigo revestimento.

Pisos laminados: conheça um pouco mais sobre eles.

Muito resistentes, os pisos laminados agüentam os mais diversos móveis

A arquiteta Erika Kupac afirma que seus clientes gostam mais de usar os pisos laminados. “Em uma reforma rápida, são os mais fáceis de colocar. A manutenção dele é muito mais fácil do que o taboão de madeira”, destaca.

O piso laminado é ecologicamente correto, e, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Pisos Laminados de Alta Resistência, ABIPLAR, os tipos Durafloor e Eucafloor, são produzidos através de madeira reflorestada, sempre respeitando as normas mundiais de proteção ao meio ambiente, certificadas com o ISSO 14000 e FSC.

As diversas linhas de piso laminado são adequadas tanto para ambientes residenciais, quanto comerciais e públicos. Mas existe uma tabela de classificação para o uso de acordo com o tráfego de pessoas nos locais onde são instalados. Abaixo, segue a tabela da ABIPLAR.

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Pisos Laminados de Alta Resistência