A importância dos forros nas construções

22 Dec 2011
Categorias: Forros

Utilizados para proteger os ambientes, possibilitando conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um revestimento de teto, são um importante elemento em qualquer tipo de construção.

Um relevante para a utilização dos forros é o auxílio para a luminosidade das áreas. Um forro escolhido no tom branco, por exemplo, agrega mais iluminação para as áreas e permite a redução do consumo de energia elétrica, em conseqüência, a diminuição de custos para os proprietários do local.

Forros
Além do recurso da luminosidade, os forros brancos acrescentam charme para os ambientes / Fonte: http://migre.me/79Wdv

Conforme as normas técnicas divulgadas pelo departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o conceito de utilização dos forros “consiste no revestimento da face inferior da laje ou de telhados de modo a constituir a superfície superior de um ambiente fechado”.

No mercado, os forros estão disponíveis em diversos materiais para diferenciar as decorações dos ambientes. Gesso, madeira, PVC, fibras sintéticas ou naturais são algumas das matérias-primas que constituem os revestimentos.

Os forros de gesso possibilitam a instalação de peças de iluminação embutidas, já os de fibras naturais são usados na hora de ousar nas decorações.

Forro
No restaurante, o forro em bambu possibilitou uma área mais aconchegante /Fonte: http://migre.me/79Wae

Para as áreas comerciais, segundo a engenheira civil Izabel Souki, os forros em PVC e em madeira são os mais utilizados, pelo baixo custo de execução.

Madeira
Veja um exemplo em madeira/ Fonte: http://migre.me/79WfG

A vantagem dos forros em PVC com relação aos de madeira é a imunidade aos cupins e ao mofo, por ser uma matéria-prima totalmente resistente a umidade. Algumas empresas já desenvolveram forros em PVC que se assemelham visualmente ao aspecto da madeira, como é o caso da empresa Inove.

PVC

Acima, estão algumas ilustrações dos modelos em PVC que se assemelham visualmente a diferentes tipos de madeiras/ Fonte: Inove

Para evitar surpresas desagradáveis é necessário planejamento no momento da escolha dos forros e também levar em conta o custo x benefício dos materiais e funcionalidade proporcional aos projetos arquitetônicos.

Escrito por Fernanda Paulin Martin